quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Raça Dálmata


Apesar de existirem retratos desta raça ter sido encontrada em pinturas egípcias, crê-se que é original da Dalmácia, região do mediterrâneo oriental da antiga Jugoslávia. Podemos dizer que o seu segundo país é Inglaterra.

Nos EUA o Dálmata é o símbolo dos bombeiros.

Com respeito ao seu aspecto em geral, o Dálmata é parecido com o Pointer. Tem um tamanho médio, um pouco mais largo do que alto. O seu corpo é rijo e musculado como também elegante, com uma altura que ronda os 60 cm. Tem a cabeça ampla e as orelhas situadas acima da cabeça. Os seus olhos são de forma arredondada.

A pelagem é curta e rígida e com manchas pretas ou cor de café. Quando nascem, os cachorros Dálmatas são completamente brancos. No passar do tempo vão adquirindo mais manchas. Quanto maior o número de manchas que o exemplar possuir, mais apreciado o mesmo é.Cachorro DálmataTrata-se de uma raça tranquila e serena. É muito fiel ao seu dono. De resto, esta raça é recomendada a pessoas que tenham tempo para lhe dedicar e que tenham experiencia com cães pois esta raça é muito unida ao dono. É um cão demasiado ativo e dinâmico para ser um cão de família ideal, por isso vai ser necessário sessões diárias de exercícios físicos.

Antigamente era utilizado como cão de caça ou de guarda. Hoje em dia é mais utilizado como um cão de companhia. Uma das doenças que podem afetar esta raça é a surdez, pelo que se deverá prestar especial atenção neste ponto se temos um exemplar de raça Dálmata conosco. Esta raça alcançou a popularidade máxima devido aos desenhos animados e filmes dos “101 Dálmatas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário